Como ter um site de sucesso para sua empresa

Até meados de 2010, as empresas que possuíam um site eram destaque e realizavam muito mais vendas devido a suas fortes presenças on-line. Porém de lá para cá isso mudou, e mudou de forma drástica.

Um site poderá aumentar as vendas da sua empresa em até mais 50% dependendo da sua área, desde que seja bem feito.

Hoje em dia ter um site é um requisito básico para que as empresas possam concorrer umas com as outras, já que tudo hoje em dia se baseia em pesquisas na internet. Qualquer tipo de negócio que você procura, você pode encontrar em apenas dois cliques pesquisando por ele no Google. E por isso é muito importante a sua empresa ter um site com todos os requisitos necessários para ficar na frente da concorrência através das pesquisas do Google.

Quais são esses requisitos?

Bom, cada negócio possui as suas particularidades, mas existem alguns requisitos que nunca fogem do padrão, quando o assunto é aparecer nos resultados de busca do Google, Bing, Yahoo e afins. E esses requisitos eu vou explicar detalhadamente, para que não haja dúvida. Se a sua empresa não se encaixa nesses requisitos, pode ter certeza que o seu site está lá nas páginas do fundo dos sites de busca.

 

Design & Identidade Visual

Primeiramente vamos falar sobre a ação psicológica dos seres humanos em geral. O tal do pré-conceito existe e é algo natural em TODOS os seres humanos. O pré-conceito em si, se define como um ser humano tirar as suas próprias conclusões após visualizar algo ou alguém. Ou seja, se você está na rua e vê uma pessoa suja e de roupas velhas, logo você já o rotula como pobre, mendigo ou alguém que poderá te incomodar. E isso funciona basicamente com tudo o que você vê. Você bate o olho em algo ou alguém e já “rotula” isso com base na sua experiência de vida e os seus filtros mentais.

E o que isso tem a ver com Design e Identidade Visual? Absolutamente TUDO.

Quando você procura algum serviço que você precisa, você está prestes a gastar dinheiro com isso, e por isso você precisa que o serviço seja de qualidade, já que o seu dinheiro veio do seu trabalho e suor. Então ao você encontrar no Google o serviço que você quer, você vai clicar e entrar no site. Se esse site for feio, com um conteúdo mal distribuído que dificulta o acesso às informações que você procura, logo você vai rotular essa empresa como uma empresa que não irá te fornecer o serviço de qualidade que você precisa.

O mesmo vale para o Logotipo e a Identidade Visual da empresa. Se parece que o logo foi mal desenhado, feito de qualquer jeito, sem te proporcionar uma harmonia visual, logo você irá desconsiderar essa empresa, mesmo que seja através do seu subconsciente e você nem tenha realmente pensado no porquê você tomou essa decisão. Entendeu como é importante ter um Design bem feito?

 

Conteúdo de Qualidade

Então beleza, o seu site tem um design bonito, foi bem feito, a sua Identidade Visual está perfeita do jeito que você gosta, e agora? Agora você está com certeza a frente da sua concorrência, porém somente isso não faz com que o seu site dispare na frente de todos os seus concorrentes. Pode ser que o seu concorrente tenha um site feio, porém ele atualiza o site semanalmente, ou até mesmo diariamente. o Google vai entender que você fez um negócio bonito e deixou lá parado, e logo não vai dar primeiro lugar para o seu site.

Ou seja, você PRECISA manter o seu site atualizado e sempre fornecer informações e novidades para que as pessoas possam chegar até você através do Google. E isso é uma regra onde não há exceções. Uma sugestão que eu sempre dou aos meus clientes é: construa um Blog dentro do seu site.

O blog dentro do seu site irá solucionar essa falta de atualização de uma forma bem mais simples e objetiva, pois você poderá ao menos uma vez por mês divulgar algum artigo relacionado ao seu serviço. E isso garante que o Google entenda que você tem muito para falar sobre o que você faz, e automaticamente deixa o seu site ser muito mais relevante que os demais da sua área. Mas lembre-se, esse trabalho é um trabalho contínuo e só você mesmo ou alguém da sua área poderá realizar.

 

SEO (Marketing Digital)

O último, porém não menos importante dos três requisitos básicos para o seu site fazer sucesso é o SEO, tradução do inglês: Search Engine Optimization. O que é isso? É o Marketing Digital do seu site. Existem empresas especialistas nessa área, que chegam a cobrar mais de R$ 10.000,00 por mês para dar uma consultoria em marketing digital, e mesmo assim não garantem que o seu site fique na primeira página do Google.

O SEO é um conjunto de boas práticas que engloba desde a parte tecnológica (design e programação) até a parte de conteúdo e divulgação nas redes sociais. Existem toneladas de livros a respeito, e o SEO nunca para, ele se atualiza anualmente com as novas tendências tecnológicas como touchscreen, smartphones, tablets e várias outras.

Então, como sair na frente? Bom, é necessário primeiro colocar na cabeça que “para fazer propaganda é necessário investir”. Isso não muda de um tipo de mídia para outra, seja na televisão, no rádio, no jornal ou na revista, você vai ter que tirar dinheiro do bolso para colocar a sua empresa em evidência. Porém nem sempre precisa ser tão caro, por exemplo, existe o Básico do SEO, que uma agência de design ou pulicidade de qualidade conseguirá suprir na própria criação do seu site, assim você já pode garantir o Básico do SEO logo na contratação do serviço para o seu site.

 

Resumindo

Eu escrevi esse texto justamente para esclarecer as dúvidas e mostrar de forma objetiva como a sua empresa pode ter sucesso na internet, mostrando que não é fácil e muito menos simples estar em evidência nessa concorrência maluca que é a internet. E acho que consegui explicar de forma bem resumida, TUDO o que você precisa ter para estar em destaque.

Mas nossa, isso dá um trabalhão, eu nunca vou conseguir ter um site de sucesso e aumentar as minhas vendas…

Se você está pensando nisso, se acalme, você consegue! Você pode muito bem contratar uma empresa que forneça todos esses requisitos para você se destacar, e mesmo assim não precisar gastar muito para isso.

Webeats é uma empresa que realiza todo esse processo descrito acima, criando o seu projeto do início ao fim, com visibilidade em smartphones, tablets, notebooks e computadores, publicado para todo o Brasil de forma eficiente e objetiva. Convido a todos vocês darem uma navegada no nosso site, e se caso se sentir confortável, preencha o formulário de contato, ou até mesmo a cotação online para saber mais sobre como você pode destacar a sua empresa na internet.

Caso você não tenha interesse, você poderá pesquisar por Agências Digitais, Agências de Publicidade ou até mesmo por Web Designer Freelancers para fazer isso para você.

Se você gostou desse texto, não esqueça de dar o seu like e compartilhar! 😉

Atenciosamente,
Richard Zumkeller – Sócio Fundador da Webeats

Webeats Criatividade e Comunicação

Webeats Criatividade e Comunicação

Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto da indústria tipográfica e de impressos, e vem sendo utilizado desde o século XVI, quando um impressor desconhecido pegou uma bandeja de tipos e os embaralhou para fazer um livro de modelos de tipos